• Botão para acessar Acircnet
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para acessar Acircnet
17/08/2020

O ISOLAMENTO SOCIAL E O CADASTRO DE CLIENTES ATUALIZADO

Em mercados competitivos faz se necessário que o lojista conheça muito bem a sua loja, assim ele saberá como competir nesse mercado.

Uma das grandes dificuldades dos pequenos empresários varejistas, é certamente a manutenção de um bom cadastro de clientes, primeiro pela dificuldade estrutural, ou seja, nem sempre a empresa é gerenciada através de um ERP – Enterprise Resource Planning. Em mercados competitivos faz se necessário que o lojista conheça muito bem a sua loja, assim ele saberá como competir nesse mercado. Um ERP, permite essa percepção, ele apresenta inúmeros relatórios, mas é preciso muita atenção, hábito de uso, estudos e pesquisas. Utilizar um sistema de gerenciamento facilita a vida do lojista, quanto ao fluxo de caixa e também ao estoque, citando apenas dois itens, entretanto, há outros recursos dentro de um sistema.

Quando você conhece a si mesmo e não conhece o concorrente (mercado), a morte será fatal, mas se você se conhece e conhece o concorrente (mercado), você terá sucesso em suas lutas. Este texto é do livro de Sun Tzu, a Arte da Guerra, que recomendo a todos os empresários, sem qualificar o tamanho da sua empresa. Conhecer a si mesmo é uma referência para conhecer a nossa empresa, saber quantos clientes temos em nossa carteira, quantos são clientes ativos, quantos são inativos, precisamos saber qual é o nosso ponto de equilíbrio e também o nosso ticket médio. São detalhes, porém as batalhas são vencidas nos detalhes.

Nos últimos 5 anos tenho dito que as empresas, principalmente lojistas varejistas, devem criar novos canais de vendas, permitir aos seus clientes escolherem por onde deseja comprar. As vendas em ambientes físicos, considerados tradicionais ainda irão perdurar, porém, é importante ir se preparando para o futuro que já começou e, não foi por conta da pandemia e do isolamento social, o futuro começou quando a internet se tornou acessível a todos, podendo ser acessada pelo computador da nossa casa, do notebook ou mesmo dos aparelhos de celular.

Uma pergunta poderá surgir; qual a vantagem de usar um sistema de gerenciamento em uma pequena loja de varejo? A minha resposta é o cadastro de clientes que há nesses sistemas. No cadastro de clientes você deverá anotar todos os campos, nenhuma informação deverá ficar sem anotar, em algum momento você será salvo por esse cadastro. Todo cadastro de clientes deve seguir as regras da LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados.

Em tempos de Pandemia, os governos decretam o isolamento social para minimizar a quantidade de pessoas infectadas por um vírus, é exatamente isso que estamos vivenciando neste momento, e uma das ações é o fechamento do comércio não essencial, como lojas de vestuário, calçados, perfumarias etc. Neste caso, um bom cadastro de clientes poderá te ajudar, pois os números de telefones fixos e celulares, e-mails, são formas de realizar contato com o seu cliente e, isso poderá ser decisivo, uma vez que as portas da loja física estão fechadas.

Já passou pela sua cabeça que um dia você seria proibido de abrir a sua loja para realizar vendas? Pois é, este momento chegou sem avisar, porém, se você tem um cadastro dos seus clientes com os dados de contato e outras informações, isso poderá efetivamente te ajudar.

Pense nisso. Hoje!!

Palavras-chave: cadastro, clientes, mercado, competitivo