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25/09/2020

Como o ship from store tem favorecido o varejo

Muito relacionado a omnicanalidade, o conceito vai de encontro aos desejos dos consumidores em relação à agilidade na entrega da compra on-line e a oferta de fretes mais baratos

Imagine a seguinte situação: em busca de um novo sofá, o consumidor se decide por um modelo que viu na vitrine de uma loja a um quarteirão de sua casa. Sem tempo de visitar a loja física para realizar a compra, esse mesmo consumidor busca pelo item no e-commerce da varejista e o encontra.

Por ali, descobre tudo o que precisa sobre o sofá – tamanho, material, cor e preço. Ele dá sequência à compra e quando chega no último passo, é informado que o prazo de entrega é de quase um mês. Além disso, o frete custa cerca de 10% do valor total do produto.

Inevitavelmente, surge o pensamento: como algo tão perto e disponível pode demorar tanto a chegar e custando tão caro?

De acordo com a pesquisa mais recente feita pelo Reclame Aqui sobre o assunto, é nesse passo da jornada de compras que muitos clientes desistem, ou seja, abandonam carrinhos e os negócios perdem volume de vendas. O material mostra que o valor do frete é o principal motivo de desistência para 63,9% dos consumidores. Na sequência, 18,6% reclamam do prazo de entrega do produto.

É justamente esse imbróglio que o conceito ship from store tenta resolver.

No formato tradicional, logo que a compra é realizada, o pedido é gerado e direcionado ao centro de distribuição que dará sequência ao processo de envio do produto.

Já o conceito ship from store funciona da seguinte maneira: assim que a compra é realizada, o sistema identifica qual a loja mais próxima em que há o produto desejado. Sem o uso de centros de distribuição e a concentração de estoque num único local, as mercadorias ficam distribuídas em lojas físicas específicas e próximas a diferentes centralidades.

Ou seja, um modelo de logística que transforma cada loja em um pequeno centro de distribuição e acaba por criar um sistema para atender às demandas com as possibilidades mais próximas do seu destinatário.

Fonte: dcomercio.com.br