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03/06/2025

Confira 5 dicas juninas para o MEI vender mais

Confira 5 dicas criativas para Microempreendedores Individuais (MEI) aumentarem as vendas no São João, desde decoração temática até promoções estratégicas e parcerias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O São João está chegando — e se você acha que essa festa é só para quem vende quentão e pé de moleque, está enganado! A temática junina é uma mina de ouro para todo tipo de Microempreendedor Individual (MEI), do artesão ao prestador de serviços.

Eventos promocionais, como festas temáticas e descontos especiais em produtos relacionados a São João, podem atrair clientes e turbinar as vendas. Parcerias com influenciadores digitais e ações de marketing nas redes sociais também são estratégias efetivas para dar mais visibilidade à sua marca durante esse período festivo.

Quer aproveitar o clima de arraial para esquentar as vendas? Confira as dicas que o Expresso MEI de maio preparou que valem para qualquer negócio.

1) Produtos ou serviços com ‘cara de São João’

Não vende comida? Sem problemas! Durante todo o mês de junho, adapte os canais da empresa com elementos juninos, como bandeirinhas coloridas, fogueira, chapéu de palha, pipoca, entre outros. Por exemplo, se a marca conta com redes sociais ou um site próprio, poste fotos, figuras ou vídeos com os temas em conjunto com promoções dos produtos ou serviços que a empresa oferece.

Para os negócios que vendem em estabelecimentos físicos, abuse da decoração e de brindes deliciosos, como paçoquinha, pé de moleque e maçã do amor.

2) Olho no estoque

Antes de iniciar qualquer ação promocional, o primeiro passo é analisar o estoque de produtos disponíveis para escolher o público-alvo das promoções. Ponha os custos de fabricação ou aquisição, o frete e todos os gastos na ponta do lápis para entender quanto de desconto é possível oferecer.

3) Seja criativo

Caso o seu estoque esteja cheio de produtos encalhados do Dia das Mães ou do Dia dos Namorados, aproveite a data para negociá-los por meio de promoções criativas. O empreendedor pode fazer uso do tradicional correio elegante para vender produtos “conjuntos”. Por exemplo: “Compre este perfume e, com um acréscimo no valor, presenteie a pessoa amada com outro produto ou com um vale-compras da loja”.

Que tal uma “Promoção Quadrilha” (com descontos que aumentam conforme mais gente compra junto) ou um “Desconto Espantalho” (itens selecionados com preços “assustadoramente baixos”)? Use a criatividade no nome e na oferta para chamar a atenção!

4) ‘Reaqueça’ contatos

A ocasião é uma ótima oportunidade para reativar o contato com clientes inativos que estejam há algum tempo sem consumir produtos da loja. Mande uma mensagem de texto ou grave um vídeo curto informando sobre as novidades do mês. Caso a maior parte dos consumidores faça parte da clientela presencial, aposte em panfletos e no contato pessoal para informá-los sobre as oportunidades.

5) Parcerias ‘casamento na roça’

Caso o seu negócio não tenha grandes apelos promocionais para a data, faça parcerias com outras empresas para oferecer produtos ou serviços — e até mesmo lançar promoções e sorteios de prêmios. Por exemplo, uma loja que venda produtos de beleza pode fazer parceria com uma doceria para oferecer uma paçoca de baixa caloria como brinde; ou uma costureira pode fornecer roupas e adereços temáticos para um fotógrafo incrementar um “ensaio caipira”. O resultado será positivo para todas as partes: exposição cruzada e clientes mais satisfeitos!

Com criatividade e estratégia, qualquer MEI pode pegar carona no clima junino para vender mais — seja consertando celulares, seja vendendo roupas, seja oferecendo cursos online. O segredo é entrar no espírito da festa.

 

Fonte:  Expresso MEI

 

Palavras-chave: MEI, São-João, dicas-juninas, vender-mais