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20/01/2021

ESTRATÉGIAS PARA SUA EMPRESA EM 2021

Crescimento | Desenvolvimento | Manutenção | Sobrevivência

Foi publicado neste site no dia treze de janeiro, um artigo que escrevi sobre planejamento empresarial. Nele abordei de maneira rasa a importância do planejamento estratégico para pequenas e médias empresas. Sabemos que empresas assim, lamentavelmente, não tem hábito de escrever o planejamento, porém, de acordo com Henry Mintzberg, pequenos empreendedores têm planejamento para o seu negócio e, ele está hospedado na cabeça do empresário.

Mintzberg, Ph.D. em estratégia empresarial aponta o conceito sobre o tema, define que estratégia é um padrão, é a consistência em comportamento a longo prazo. Podemos dizer que a estratégia é a ação proposta, as politicas definidas para se conquistar um objetivo, que definimos lá no planejamento. Digamos de maneira simplista que nossa empresa está hoje no ponto A, porém, queremos chegar em determinado tempo no ponto B. Estratégia são as ações que usaremos para percorrer esse caminho.

Lembre-se, não tenho pretensão de aprofundar sobre esse tema pois é muito amplo, caso o leitor queira ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, a ACIRC tem profissionais qualificados para isso, basta se manifestar para cursos@acirc.com.br, agendar um horário que será atendido.

Sempre alerto aos empresários, que ele tenha definido os desejos para sua empresa para o próximo ano ou período, pois será a partir daí que ele irá adotar a melhor estratégia para conquistar esses desejos.

Irei abordar sobre quatro tipos de estratégias. Estratégia de Crescimento, de Desenvolvimento, de Manutenção e estratégia de Sobrevivência. O leitor poderá se surpreender sobre o conteúdo de cada uma delas.

O primeiro tipo é Estratégia de Crescimento, é quando o empreendedor deseja ampliar o tamanho da sua empresa. Neste caso, é importante que se conheça o mercado e também os pontos fracos dos seus competidores, a partir daí, basta inovar lançando novos e diferentes produtos ou serviços no mercado. O empreendedor deve ficar atento ao mercado internacional, lançando mão para novos clientes. Há empresas que ampliaram seu tamanho adquirindo outras empresas, essa também é uma maneira rápida não orgânica de crescimento, mas atende a estratégia definida. Há muito mais ações do que as listadas acima, essa estratégia demanda estudos mais profundos.

Seguimos para a Estratégia de Desenvolvimento, diferente da anterior, a estratégia agora é de se desenvolver, ser hoje, melhor que ontem. Uma maneira de se desenvolver é realizando uma Joint-Venture, pois assim, a nova empresa formada terá o que de melhor tinha as anteriores, ou seja, amplia a capacidade de gestão, de finanças, de mercado, entre outras coisas. Essa é apenas uma sugestão, porém há inúmeras ações para se desenvolver.

A Próxima é a Estratégia de Manutenção, aqui o empresário decidiu não querer crescer nem se desenvolver, porém, por conta de pontos fortes existentes, quer manter a posição conquistada. Neste caso, o empresário deve ficar atento as ameaças de mercado, elas são variáveis incontroláveis. É importante nesse tipo de estratégia, que a empresa tenha a expertise de atender nichos estratégicos de mercado, que indique vantagens competitiva e tenha segurança financeira para passar determinado período.

Por fim, a Estratégia de Sobrevivência, sim leitor, há uma estratégia para as empresas que estão no vermelho, em situação caótica, mas querem continuar no mercado, ganhar corpo e adotar nova estratégia. Nesse caso o empreendedor deve reduzir todos os custos com o objetivo de salvar a empresa. É a hora de abandonar todos os investimentos, produtos e serviços não interessantes. Uma sugestão é que o empresário reduza o tamanho da empresa com o objetivo de não liquidar o negócio.

 Caro leitor, para cada tipo de estratégia, há muito mais ações, muito mais caminhos a serem percorridos até a conquista do que foi mencionado. O objetivo aqui, é apenas alertar para a necessidade de se adotar uma estratégia, mas, é necessário colocar no papel, afinal tudo que foi importante para você estava escrito e tem a sua assinatura.

Assim, sugiro que, ao realizar seu planejamento, defina a estratégia para um determinado período, abra a discussão com a sua equipe, convide pessoas de fora que seja da sua confiança para participar do planejamento.

Portanto, dentro do planejamento defina a estratégia para o período. Para se concretizar uma estratégia, devemos definir vários objetivos e, cada um deles deverá ter uma meta. Há uma ferramenta de acompanhamento das ações muito conhecida na administração que é chamada de 5W 2H.

Vamos pegar o exemplo que citei na estratégia de desenvolvimento. Normalmente as empresas não são boas em todos os setores. Digamos que a ação, o objetivo, é fazer um Joint-Venture, logo devemos conhecer uma empresa que possa nos completar. Aí entra o 5W 2H, ou seja, vamos criar um plano de ação. Em uma planilha dever constar as seguintes informações:

WHATO que será feito. Neste campo deverá ser descrito a intenção. Por exemplo: conhecer e definir uma empresa que supra a deficiência da nossa empresa para que possamos propor uma Joint-Venture. WHYPor que será feito. Aqui você irá justificar a ação proposta. WHEREOnde será feito. Neste caso, você vai definir onde será o ambiente que o responsável irá ficar. WHENQuando será feito. Defina prazos, crie cronogramas. WHOQuem irá fazer. Neste campo dever ser definido o profissional ou departamento que irá se responsabilizar pelo projeto. HOWComo será feito. Neste campo, descreve-se a metodologia de execução. HOW MUCHQuanto vai custar. Aqui a equipe irá descrever qual será o valor do projeto.

Não deixe de definir indicadores de performance para as ações implementadas. Caso contrário será um voo cego. Há informações abundantes sobre o tema na internet, com um clique você poderá saber mais sobre isso. Novamente coloco a ACIRC a disposição para contribuir nesse momento importante para a sua empresa.

Finalizando, fecho o ciclo dos temas Planejamento e Estratégias. Espero ter contribuído com o seu desenvolvimento empresarial.

Clóvis Delboni

Gerente Executivo da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro.

Palavras-chave: Crescimento, Desenvolvimento, Manutenção, Sobrevivência