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13/01/2021

PLANEJANDO SUA EMPRESA PARA 2021

Finalizamos mais um ciclo de 365 dias. 2020 era para ser o ano da retomada da economia, tudo indicava que teríamos apenas números a favor. Entretanto, a economia foi prejudicada pelo fechamento do comércio e pela paralização de pequenas indústrias.

Não houve retomada da economia, pelo contrário, perdemos postos de trabalho, fechamos empresas, reduzimos o tamanho de outras tantas. Será que erramos no planejamento? Acredito que na literatura clássica sobre administração, não exista conteúdo especifico sobre os cuidados que devemos tomar ao construir o planejamento da nossa empresa contemplando uma possível pandemia seguida de isolamento social no ano subsequente. Foi isso que aconteceu, uma Pandemia paralisou a economia do planeta.

Chamo a atenção do leitor para este texto, pois irei falar sobre planejamento, com o olhar para as pequenas e médias empresas, irei falar da importância de se definir qual será o horizonte do planejamento, ou seja, para quantos anos é o planejamento, um, dois, quatro ou cinco anos.

Não irei abordar aqui, sobre estratégias adotadas no planejamento, Esse tema será abordado num próximo paper.

Caso você ainda não fez o planejamento estratégico da sua empresa, nós da ACIRC podemos lhe ajudar e isso não vai lhe custar nenhum centavo. Vale lembrar que Planejamento e Estratégia caminham lado a lado, mas são temas distintos. Caso não tenha feito, não se preocupe, porém, é bom que você planeje o próximo ano.

Para realizar o planejamento é importante que saiba o que você realmente deseja para a sua empresa nos próximos anos, pois ele é um caminho a ser percorrido e nele você irá encontrar vários cenários. Para cada cenário uma decisão diferente.

De acordo com o consultor de empresas Adilson Oliveira, micro e pequenos empresários devem ter pelo menos três planejamentos bem definidos, estratégico, financeiro e marketing, as razões são as conexões que existem entre eles e você irá saber mais sobre isso logo adiante.

Antes, é importante dizer que não é objetivo deste texto, se aprofundar no conteúdo, mas apresentar os planejamentos. Se o leitor tiver interesse a ACIRC poderá indicar inúmeros autores que versam sobre os temas em destaque.

Planejamento Estratégico – é recomendado para ser o primeiro plano da empresa, por isso ele é estratégico, recomenda-se que seja participativo, realizado a várias mãos, com participação dos principais colaboradores. É nesse planejamento que se cria a Missão, Visão e Valores. Missão da empresa, é o propósito, é dizer porquê existimos, pra que viemos. Visão, é a forma como queremos ser vistos pela sociedade e Valores são os atos praticados pela empresa, o compromisso com colaboradores, clientes e fornecedores. Considera-se que este plano seja o caminho, o curso a ser trilhado pela empresa partindo de onde está, até o ponto desejado e, como esse caminho será percorrido.

É durante a realização do PE, o momento ideal para fazer a análise do ambiente onde a empresa está inserida, recomenda-se, nesse caso realizar a análise SWOT, nela possibilita-se conhecer a empresa em dois contextos – o interno (S) de strong, de forças ou o diferencial competitivo da empresa no mercado, o que a sua empresa tem que outras empresas não tem, se sua marca é forte e conhecida, seu ambiente de compras é diferenciado, sua equipe é muito bem treinada. Pontos fortes em uma empresa é uma variável controlada e proporciona vantagem operacional.

Partimos agora para o (W) de weakness ou fraquezas, também é uma variável controlada, porém proporciona desvantagem no ambiente empresarial. Nesta parte identifica-se onde a empresa é vulnerável, onde ela precisa melhorar.

Seguimos para o contexto externo. (O) de opportunities ou oportunidades, essa é uma variável incontrolável, mas pode lhe favorecer, desde que você as conheça, realize pesquisas, elas poderão apontar as oportunidades que você não está percebendo. Atente-se aos concorrentes, eles podem não estar tão bem como você imagina.

Por fim, (T) de treats ou ameaças, também é uma variável incontrolável. É o ambiente criando obstáculos, tipo uma nova lei que poderá acabar com seu negócio, logo, atente-se para a legislação. Mantenha-se informado sobre os novos entrantes com maior poder econômico. Novas tecnologias e a chegada de novos produtos.

É importante deixar registrado que o Planejamento Estratégico é muito mais do que a criação da missão, visão e valores, bem como a análise Swot. Mais uma vez coloco a ACIRC a disposição da sua empresa para contribuir na realização desse planejamento.

Planejamento Financeiro – o horizonte desse planejamento deve ser igual ao plano estratégico, porém, para ser assertivo quanto aos números, recomenda-se plano para 12 meses, com cortes trimestrais ou bimestrais e acompanhamento mensal. Este plano é base para os demais planos, inclusive para o Plano de Marketing que iremos abordar mais à frente. Orçamento, Fluxo de Caixa e DRE. Atente-se a esses três documentos que iremos abordar de maneira rasa, caso o leitor tiver o desejo de se aprofundar, podemos contribuir indicando literaturas ou mesmo um consultor especializado em finanças corporativas.

Previsão Orçamentária – é a peça onde se descreve as receitas e despesas projetadas previstas para um determinado período, indicando as diretrizes para que a empresa se torne rentável no período definido. Aos olhos do empresário, a peça orçamentária aponta onde os recursos serão alocados, tipo investimentos em equipamentos, tecnologia, pessoas, marketing. A PO reúne um conjunto de ações e controles através de relatórios como o Fluxo de Caixa.

Fluxo de Caixa – esse relatório é importante, nele você vai enxergar quanto tem para receber e quanto tem para pagar em um determinado período. Você poderá acompanhar esse movimento financeiro diariamente. Trata-se do complemento do orçamento, no orçamento é como olhar uma floresta e no fluxo de caixa a análise é individual, você vai olhar as arvores da floresta.

DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício. Cabe a ele apresentar os resultados de forma resumida em determinado período. De maneira simplista, podemos dizer que o DRE é o relatório que irá denunciar todas as ações do empresário. Se houver aumento nos preços da matéria-prima ou algum componente da produção, aumento na folha de pagamento e não houver repasse para os produtos vendidos, certamente o resultado irá aparecer no DRE. Alerto aos leitores que o Planejamento Financeiro é muito mais que isso, trata-se de assunto interessante e de grande importância para os empresários que desejam ter controle absoluto das finanças de sua empresa.

Planejamento de Marketing – se você chegou até aqui é porque este conteúdo chamou a sua atenção. O Marketing é tão importante quanto finanças, pois é nessa parte do planejamento que deverá ser definido onde irá ser alocado os recursos para deixar a empresa mais competitiva. Num passado nem tão distante, investir nos famosos “4Ps” bastava para ter resultados expressivos, hoje ainda se investe nesses “4Ps” em mídias on e off line.

Marketing é muito mais que fazer propagandas, ainda mais depois da chegada do isolamento social imposto pela Pandemia. Recomendo aos empresários, contatar especialistas na área para que os recursos alocados possam trazer resultados desejados.

Clóvis Delboni

Gerente Executivo da Associação Comercial de Rio Claro
 

Palavras-chave: 2021, PLANEJAMENTO, ACIRC, EMPRESAS