• Botão para acessar Acircnet
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para acessar Acircnet
17/02/2021

VIVENCIANDO PERÍODO DE INCERTEZAS; COM MUITAS CERTEZAS.

Estamos, neste momento das nossas vidas, vivenciando um período de muitas incertezas; com certeza.

Final do segundo semestre de 2019, de novembro para dezembro, tudo indicava que teríamos um bom período natalino de vendas e todas as nossas apostas foram colocadas sobre a mesa de 2020. Comentaristas e indicadores econômicos sinalizavam com a recuperação e estabilidade econômica, não havia incertezas.

2020 chegou e com ele todas as incertezas do mundo, literalmente. Do mais experiente empresário ao mais famoso consultor de empresas, dos analistas econômicos da tevê, à professores famosos, só ouvíamos incertezas, pois, ninguém tinha certeza de nada, e o motivo era simples: nunca ninguém neste planeta havia enfrentado uma Pandemia.

Porém, como tudo na vida é pautado em vivência versus resultados, bastou três, quatro meses para se construir novas certezas, pessoais ou empresariais. Aí os analistas econômicos deitaram e rolaram como se diz no interior.

O período tornou-se disruptivo em 360° das nossas vidas, tudo o que sabíamos sobre as nossas atividades empresariais, profissionais e pessoais, entre outros, não valiam mais nada, tudo precisava ser revisto, e foi.

Mas havia certezas...

A lista das certezas que existia ao longo de 2020 deve ser muito maior do que irei relatar, se faltar alguma, pode adicionar.

  1. A existência de políticos de esquerda realizando cobranças de um governo de direita que mal tomou posse e que, no período em que tiveram no governo, não tiveram competência para realizar.
  2. De transformar a pandemia em ato político. Bingo.
  3. De agentes de governanças aproveitando a oportunidade da pandemia para realizar o de sempre, o que eles mais gostam: Fazer mágica. Sumir com o dinheiro do povo.
  4. Da ineficiência do poder judiciário brasileiro. Sem condições de julgar.
  5. Parte da imprensa atacou e continua atacando o governo por conta de perda de “poder”.
  6. Que o poste ainda irá mijar no cachorro.

Há muito mais, isso foi apenas um rompante daquilo que vi como certeza absoluta ao longo de 2020, quando o assunto era a política profissional e seus praticantes, judiciário, imprensa, etc.  Agora vamos as Certezas que fizeram bem às pessoas.

Pasmem, ao longo de 2020 também surgiram novas Certezas e elas fizeram muito bem aos empresários, gestores de pessoas e colaboradores de empresas. Aqui também poderá ser adicionada novas Certezas. Quais eram...

  1. não tínhamos ideia do valor do tempo. Se fossemos calcular monetariamente a última reunião presencial na empresa, quanto ela valeria?
  2. não sabíamos fazer gestão de pessoas, acho que continuamos.
  3. os coaches. Por onde andam os másters blasters, picas das galáxias? Erraram na dose.
  4. reaprendizagem das nossas atividades, não há espaços para os sabichões.
  5. resiliência foi a bola da vez.
  6. empoderamento. Nunca fez falta. Faz falta estudar.

A célebre frase de Mario Sergio Cortella; você sabe com quem está falando, é nesse momento o melhor conteúdo para reflexão para... Quem sou eu.

Certamente, se você fizer essa reflexão, saberá que não somos tão empoderados como imaginávamos ser. Que nossas empresas podem ruir por uma variável super descontrolada. Que podemos deixar nossos bens para pessoas queridas e esses bens sumirão em pouco tempo.

O objetivo deste paper é um convite. Um convite à reflexão sobre os acontecimentos que mexeram comigo e com todos nós em 2020, e que ainda irá continuar a interferir em nossas atitudes, comportamentos e verdades.

O primeiro questionamento que faço é: e se nada tivesse ocorrido, o que mudaria com toda certeza? Nada mudaria. Logo, o capital continuaria dando as ordens ao trabalho, os analistas e coaches financeiros continuariam vendendo ilusões e outras tantas coisas continuariam sendo apresentadas, subestimando nossa inteligência e capacidade de adaptação.

Se você é empresário empregador, se é colaborador de alguma empresa, se você for um prestador de serviços, atente-se, o mundo está em transformação e você precisa se transformar junto nesse movimento superimportante.

A ACIRC tem profissionais especializados para esse bate-papo, as vezes é bom ouvir.

 

Clóvis Delboni – Gerente Executivo da Associação Comercial de Rio Claro.